5 pratos típicos que vão te convencer a visitar a Alemanha

A Alemanha é normalmente lembrada pelas suas famosas cervejas artesanais, sendo até considerada um paraíso em relação a isso. Mas seus pratos típicos também merecem atenção por serem extremamente saborosos e uma ótima pedida para quem for visitar o país. Conheça a seguir algumas das principais comidas alemãs:

Wurst (ou linguiça alemã)

Salsichas alemãs numa panela ao lado de uma faca
Linguiças preparadas com pimentões e acompanhamentos

A linguiça é uma das principais comidas típicas da Alemanha, podendo ser consumida em qualquer refeição do dia e preparada das mais diversas formas (cozida, frita, defumada e até crua como patê), normalmente servida com pão ou chucrute. Não tendo um nome que diferencie a salsicha da linguiça no país, os principais tipos de wurst são a bratwurst (feita de porco e normalmente grelhada), currywust (típica de Berlim e servida com molho e batatas fritas) e a Weißwurst (branca, feita com carne de vitela).

Sauerkraut (chucrute)

Chucrute verde e vermelho em uma bandeja
Chucrute branco e vermelho

Famoso por acompanhar o joelho de porco ou então pratos com salsicha, é o repolho (podendo ser branco, verde ou vermelho) fermentado e em conserva, normalmente servido frio. Existem várias receitas para fazer essa conserva, mas a mais comum leva apenas sal, água e tempo para pegar o sabor. Caso esteja com vontade de provar, aqui no Brasil é bastante encontrado em restaurantes das cidades de origem alemã no Sul do país.

Eisbein (joelho de porco)

Joelho de porco em uma mesa com acompanhamentos e uma faca
Joelho de porco pronto para preparo

Trata-se de um dos cortes de carne mais tradicionais da Alemanha! É feito com uma camada bem generosa de gordura por fora e a carne, macia e saborosa, por dentro. O joelho de porco pode ser preparado das mais diversas formas, seja cozido, assado ou até mesmo frito. Costuma ser servido com o Sauerkraut, chucrute, como acompanhamento, mas dependendo da região alemã pode variar e vir com um ótimo purê de ervilhas.

Spätzle (macarrão típico alemão)

Spätzle Bávaro Tradicional em um Prato acompanhado de folhas
Spätzle Bávaro tradicional

É um macarrão de origem bávara com formato bem pequeno feito com ovos, farinha, sal e cozido em água fervente. Pode ser servido como acompanhamento ou prato principal, nesse caso na forma de kasespätzle, com ele coberto de queijo gratinado e cebola frita. Diferentemente da nossa massa no Brasil, feita de forma amassada, o Spätzle é batido, o que acaba ocasionando num resultado mais macio e úmido. Também pode ser servido com bacon, mas a receita levando queijo (normalmente o emental) é a mais comum.

Bretzel (pretzel)

Pretzels Pequenos Salpicados
Pretzels salpicados

Nem só de proteína animal vivem os alemães, eles também são donos de um dos pães mais populares e gostosos: o bretzel ou, aqui no Brasil, pretzel. Aquele pão em formato de laço, assado, polvilhado em sal grosso e uma ótima escolha para sair comendo enquanto visita a Bavieira, região que originou o prato, ou então tomando um copo de cerveja alemã. Pode também ter a sua variação doce, onde é polvilhado com açúcar e canela.

A Alemanha também possui vários outros pratos típicos para serem descobertos durante uma visita ao país, além de ser uma região com lindos pontos turísticos e paisagens. Para quem gosta bastante de gastronomia e cultura, é uma das melhores escolhas que você poderia fazer na hora de decidir onde será a sua próxima viagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *