Comidas típicas do sul do Brasil que dão água na boca

Chimarrão e roupas típicas do Rio Grande do Sul
Chimarrão e roupas típicas do Rio Grande do Sul

Formada pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, a região Sul do país é recheada de vários pratos típicos que compõem uma mistura gastronômica envolvendo principalmente heranças vindas da Itália, Alemanha, Portugal e Argentina. Por ter uma colonização tão vasta, vários pratos são similares com os de outros países, tornando a região Sul um ótimo destino de viagem para quem tem interesse em conhecer as diversas diferenças culinárias. Confira a seguir alguns dos principais pratos da região sul.

Churrasco – Espeto Corrido

Churrasco de Picanha ao fogo
Só de olhar essa picanha já dá água na boca, né?

Sendo uma das comidas típicas do Sul que tomou conta do país inteiro, ficou popularmente conhecido pelo churrasco gaúcho, mas o método de espeto corrido (basicamente um rodízio de carnes) foi criado em Londrina, no Paraná. No século XVII o churrasco era feito sobre o fogo do chão, tradição mantida até hoje, bastando temperar a carne com sal grosso e fincar o espeto no chão próximo à brasa, com os ossos virados para fogo e não queimar.

Costuma ser servido com o acompanhamento de farofa, arroz, salada de batata e pão.

Pinhão cozido

Colher com pinhão cozido, prato típico do sul
Colher com pinhão cozido, prato típico do sul

Um clássico dentro de toda a região sul, sendo mais consumido nas épocas de frio. O pinhão é a semente da árvore Araucária, e possui uma massa que fica branca e macia quando é cozida. Ele pode ser preparo das mais diversas formas, mas o pinhão é mais comumente feito somente cozido com água e sal mas também pode virar paçoca de pinhão, um prato que costuma acompanhar muito bem carnes.

Cuca

Cuca de Banana
Tradicional Cuca de Banana

Origem da colonização alemã que aconteceu na região Sul, a cuca é mais comum ainda dentro do Rio Grande do Sul. É um pão doce à base de ovos, manteiga, farinha e açúcar, sendo coberto com uma “farofa” de açúcar mas também pode apresentar versões com chocolate, goiabada, abacaxi e até mesmo requeijão. A cuca é geralmente servida junto do chimarrão, café e pode ser comida com geleia.

Polenta

Tigela de polenta amarela; bolo de arroz tufado; cogumelo e pimentão
Tigela de polenta amarela; bolo de arroz tufado; cogumelo e pimentão

O milho é um dos alimentos mais populares no Brasil e no Sul aparece na forma de polenta, comida típica italina que também e pode aparecer como prato principal ou petisco. É mais encontrada na sua versão cremosa, servida com molho de tomate e carne moída, mas também é bastante comum encontrar em bares na forma frita acompanhando uma boa cerveja artesanal. Na Serra Gaúcha a polenta cremosa também pode aparecer com a rabada ao vinho, sendo uma ótima combinação para o inverno.

Doces de Pelotas

Doce de gema de ovo chamado quindim ou brisa de liz, tradicional do Brasil e de Portugal
Quindim tradicional

De origem portuguesa, os doces de Pelotas já são considerados referência nacional na confeitaria e todos os anos milhares de pessoas vão para a Fenadoce, a Feira Nacional do Doce que ocorre normalmente entre maio e junho. Os doces de Pelotas possuem o ovo e açúcar como base, os mais famosos são o quindim, doce ninho e também o bem-casado.

Além de todas essas comidas típicas, a região Sul também possui ótimas bebidas próprias, como o chimarrão (ou tererê se servido frio) e os famosos vinhos gaúchos, sem falar nos ótimos pontos turísticos para quem gosta de viajar sem precisar ir muito longe ou para fora do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *