Conheça algumas comidas típicas da Espanha

Descubra quais são os pratos espanhóis mais tradicionais

A culinária é o traço cultural mais marcante de qualquer país. Quando você visita um país, você sempre procura provar seus pratos típicos. O mesmo acontece com você, que leva as nossas comidas típicas para onde for.

Neste texto, você vai conhecer quais são as comidas mais características da culinária da Espanha.

--- Anúncios ---

Pratos típicos da Espanha

A cozinha espanhola é caracterizada por ingredientes simples, pratos fartos e pouca pressa para serem preparados. E nem pressa para comer e beber. Alguns pratos, como a paella, são facilmente identificados como sendo desse país, outros nem tanto.

A seguir, listamos algumas comidas típicas da Espanha e suas principais características. Dessa forma, mesmo estando longe, você conseguirá identificar um verdadeiro prato espanhol quando for colocado à sua frente.

Paella

Paella com frutos do mar e anéis de cebola
Paella com frutos do mar e anéis de cebola

Não poderíamos iniciar essa lista por outro prato. A paella tradicional é feita com arroz, frutos do mar e açafrão. Se você já experimentou e o arroz era seco e soltinho, você não comeu a paella correta. Na Espanha, o arroz da paella é cremoso, parecido com um risoto.

Outra característica marcante da paella é o socarrat, uma crosta de arroz quase queimado, que fica no fundo paellera. Se não tem socarrat, também não é uma paella tradicional.

Tortilla

Tortilla Espanhola de Presunto Serrano
Tortilla Espanhola de Presunto Serrano

Feita à base de ovos e batatas fritas, a tortilla é tão carcterística da Espanha quanto a paella – talvez até mais. O prato fica parecido com a omelete. Em algumas regiões é comum também usar cebolas. O segredo está no tempo de cozimento das batatas, para que fiquem na consistência correta.

Gazpacho

Tigela de Gazpacho
Tigela de Gazpacho

Nada mais é que uma sopa fria de tomate. Aqui no Brasil, muita gente já faz cara feia para sopas, ainda mais frias. Mas o gazpacho merece uma chance, por ser delicioso e com uma textura cremosa memorável. Os ingredientes, além do tomate, são azeite, pimentão, pepino e pães.

Churros

Churros de açúcar e canela sendo mergulhado em chocolate
Churros de açúcar e canela sendo mergulhado em chocolate

Sim, um dos doces mais encontrados nas ruas e parques de diversões do Brasil é típico da Espanha, mas um pouco diferente. Na Espanha, os churros são mais compridos, mais finos e não têm recheio. Em lugar do recheio, serve-se uma cumbuca com chocolate quente e cremoso, para mergulhar o churro e saborear. A massa é a mesma daqui, à base de ovos, farinha e açúcar.

Patatas Bravas

Porção de Patatas Bravas com Molho
Porção de Patatas Bravas com Molho

As batatas fritas da Espanha ganham o sobrenome “bravas” por causa do molho que as acompanham. A salsa brava é feita de acordo com o gosto de cada cozinheiro, mas geralmente leva pimentão e tomate. Já as batatas, são fritas no azeite, muito crocantes por fora e macias por dentro.

Crema Catalana

Tigela de Crema Catalana
Tigela de Crema Catalana

Esta é a versão espanhola do tradicional crème brûlée da França, e leva esse nome por ser feita na Catalunha. O prato consiste em um creme doce feito com leite, ovos e açúcar, com uma crosta de açúcar queimado por cima.

Gambas al Ajillo

Gambas al Ajillo em uma frigideira
Gambas al Ajillo em uma frigideira

Frutos do mar são muito utilizados na culinária espanhola, e este é mais um caso. O prato é simples, por isso deve ser muito saboroso e aromático. São camarões frescos mergulhados em azeite de oliva, aromatizados com alho e ervas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *