Conheça as principais comidas típicas italianas

A Itália é dona de um dos principais turismos gastronômicos do mundo, com pratos que conseguem agradar do paladar mais simples até o mais exigente, também são cheios de histórias e tradições. Conhecida principalmente pelas suas pizzas e massas, o uso de temperos como manjericão, orégano, salsa e alecrim também é uma das principais marcas do país. Já separa um bom vinho e vem conhecer alguns dos principais pratos típicos italianos.

Lasagna

Lasanha com queijo derretido sendo erguida com espátula
A lasanha é realmente um prato delicioso

Consumida no mundo inteiro, a lasanha é uma das receitas italianas clássicas, mesmo que algumas pessoas digam que o prato não é original da Itália, lá que foi aprimorado e popularizado. Tradicionalmente as lasanhas são preparadas com molho de carne moída, chamado bolonhesa por surgir na Bolonha, mas em outras regiões você pode encontrar com molho Pesto e também feito de ricota, carne e queijo.

Risotto

Risotto com sua coloração característica em uma tigela de madeira
Risotto com sua coloração característica

Feito com um arroz especial que deixa uma consistência mais cremosa, teve origem na região da Lombardia, em Milão, e é um dos pratos mais tradicionais do país. Sua variação mais famosa é o Risotto alla Milanese, um dos mais simples e tendo somente dois ingredientes principais: medula de boi e açafrão, que serve para dar a cor amarela.

Ciabatta

Saborosa bruscheta servida com Ciabatta e azeite ao lado
Saborosa bruscheta servida com Ciabatta

Começando a se popularizar no Brasil, a ciabatta é um pão italiano feito com misutra de farinha, fermento, água e possui um aspecto rústico, uma casca bem crocante e miolo cheio de furos devido à forma de fermentação utilizada. Normalmente é servido junto da bruschetta, um aperitivo composto por pão torrado, azeite, sal, pimenta e alho.

Tiramisú

Uma fatia de Tiramisú com figos roxos na travessa
Uma fatia de Tiramisú com figos roxos

Uma das histórias do prato diz que o Tiramisú foi criado no fim do século XVI em homenagem ao Duque da Toscana em sua vsita à Siena, para ter uma boa lembrança da cidade. Feito com queijo mascarpone, chocolate e café, mas em algumas versões da receita também podem aparecer ingredientes como creme de leite, biscoito champanhe e licor.

Pizza

Pizza de calabresa tradicional no fundo branco
Pizza de calabresa tradicional

Com toda certeza do mundo a pizza é a comida italina mais famosa do mundo, aparecendo em todos os países e recriada nas mais diversas versões possíveis. A pizza Margherita foi criada em homenagem à Rainha Margherita em sua visita na região de Nápoles, ela foi preparada com as cores da bandeira da Itália: branco (queijo), vermelho (tomate) e verde (manjericão). Os principais sabores, além da margherita, são a marinara, parmigiana e capricciosa.

Gelatto

Delicioso sorvete de ameixa
Delicioso sorvete de ameixa

Mesmo não se sabendo exatamente quem deu a origem ao sorvete, a Itália ajudou popularizando e o tornando uma das sobremesas mais comuns no país. Uma das suas histórias é que foi criado em 1533 e servido pela primeira vez no casamento da Catarina de Médicis e Henrique II, em Paris. O cone de sorvete utilizado é com certeza italiano: tem sua origem comprovada, registrado por patente no nome de Italo Marchioni. O gelatto leva mais leite na receita do que o sorvete, deixando mais encorpado e saboroso.

Mas não só por causa dos pratos típicos que a Itália é uma ótima ideia de viagem, também é conhecida pelos seus clássicos pontos turísticos como o Coliseu, localizado em Roma, e Veneza, uma das cidades mais turísticas na Europa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *