Muito além do queijo, conheça pratos incríveis da culinária mineira

Comidas típicas de Minas Gerais

Quando pensamos em Minas Gerais, normalmente a primeira imagem que vem à nossa cabeça um povo cordial, que oferece sempre um bom cafezinho e um pãozinho de queijo. Mas a culinária mineira não é apenas isso, confira outros pratos típicos da região

Feijão Tropeiro

Panela de Cobre com Feijão Tropeiro

Na época de extração do ouro em Minas Gerais, grandes tropas de cavaleiros eram encarregados do transporte de mantimentos e minério. Os integrantes dessas tropas eram chamadas de tropeiros e precisavam de um alimento de fácil preparação. Assim, eles faziam um mexido com feijão, farinha, ovos e especiarias. Dessa simplicidade nasceu o prato com nuances de sabor verdadeiramente incríveis, o feijão do tropeiro, nome que foi reduzido para feijão tropeiro.

Ora-pro-nobis

Na verdade trata-se de uma hortaliça usada para acompanhamento e não de um prato em específico, mas normalmente ao ouvirmos o nome (que significa “orai por nós”), pensamos no principal prato feito com ela: O frango. Trata-se de uma espécie de cozido delicioso, com um sabor que não pode ser encontrado em outro prato. Chega a parecer que a hortaliça foi criada para ser cozida com o frango.

Doce de leite

Doce de Leite Pastoso na Colher

Não dá pra falar de Minas sem pensar no doce de leite incomparável feito no estado. Laticínios e derivados são definitivamente um dos pontos fortes de lá. Mas existe uma curiosidade interessante: Apesar de ser atribuído à Minas, a origem do doce provavelmente seja Argentina, mas acho que em termos de sabor, nós definitivamente temos um vencedor. O doce pode ser encontrado em forma sólida ou pastosa, e é comumente usado como recheio em bolos ou churros.

Frango com quiabo

De origem africana e provavelmente trazido pelos escravos, o quiabo foi incorporado ao frango em um dos pratos de maior referência do estado, e deu match! Trata-se de um ensopado normalmente utilizando frango caipira e especiarias. O prato é famoso no mundo todo e dizem que só deve ser feito com o frango caipira, para que o sabor característico se manifeste de forma adequada.

Goiabada

Goiabada cortada

A goiabada associada ao estado é diferente do doce comum, ela possui pedaços da casca de fruta em sua composição, sendo chamada de Goiabada Cascão. Isso garante um sabor forte e característico. O doce é referência em todo o país e é de fato delicioso. Muitas vezes é feito por pessoas do interior, na roça, sem industrialização ou conservantes, em tachos gigantes no fogão à lenha. Mas não se preocupe, mesmo não sendo mineiro você consegue encontrar o doce em diversos lugares do país.

Pão de Queijo

Pão de Queijo sobre a mesa com Café ao Lado

É impossível falar de pratos mineiros sem pensar no pão de queijo, o de lá é de fato inconfundível. É feito com polvilho e pode ser feito com diversos tipos de queijo. A receita nasceu no século XVIII e foi se aprimorando cada vez mais. Em diversos lugares do estado você vai encontrar um pãozinho de queijo quentinho pronto para ser consumido em um delicioso café da tarde.

Vale ressaltar que não é só de culinária que é feito Minas Gerais, o estado possui paisagens incríveis e uma rica mescla cultural. Definitivamente você precisa colocar em seus destinos de viagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *